Institucional

Coisas Espertas nasce da integração de duas empresas a SESIS – Sistemas e a JTDH Engenharia com objetivo de trazer novas soluções em hardware (eletrônica embarcada) e software para o segmento de IoT (Internet das Coisas).  Duas empresas complementares que trazem a experiência da atuação no Setor Espacial Brasileiro.

“É a Tecnologia Espacial trazendo benefícios e soluções para a Sociedade. “

 

A SESIS – Sistemas

Empresa fundada em 2000, cujos ideais baseiam-se em mais de 30 anos de experiência na participação de seus constituintes sócios e colaboradores em projetos de desenvolvimento de sistemas e software na indústria Aeroespacial no polo Industrial de São José dos Campos – SP.

A empresa possui executivos e técnicos graduados e com formação de pós graduação – Mestrado e Doutorado, nas melhores instituições do país entre elas o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a USP – Universidade de São Paulo. A empresa nasceu de um processo de Incubação em 2000 na REVAP – Petrobras e contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Campos, UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba, SEBRAE e INPE.

O objetivo da empresa desde a sua criação foi mudar o paradigma de desenvolvimento de aplicações cliente-servidor para aplicações baseada nativamente na Internet (Web-Based) com tecnologias abertas como JAVA, Apache, PostgreSQL entre outras, e desta forma atendendo um novo mercado com tecnologias assessórias menos custosa e mais acessíveis pelos clientes.

Desde sua criação a empresa ajuda a ditar diretrizes na área de Software com profissionais participando de congressos, cursos de negócios e de missões empresariais e rodas de negócio no Brasil e exterior, como é o caso da missão empresarial a Espanha no ESI (European Software Institute) que teve como foco o projeto rumo ao CMM – Modelo de Maturidade Empresarial na área de Software.

Ao longo de 17 anos de existência a SESIS – Sistemas conquistou a confiança de grandes clientes a citar: a HP – HEWLETT packard do brasil, o SindCt  Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial, a Solectron através  do Instituto UNIEMP,  o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e a COMPSIS – Computadores e Sistemas. Além da implantação de Sistemas de alta tecnologia agregada, a SESIS – Sistemas realizou trabalhos de capacitação empresarial e transferência de tecnologia como foram as consultorias nas empresas: IMAGEM – Soluções de Inteligência Geográfica, a ATONUS Engenharia de Sistemas, COMPSIS – Computadores e Sistemas e a FUNCATE – Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologia Espacial

Entre os principais produtos da SESIS – Sistemas estão o e-WebProject – um Sistema Integrado e Colaborativo para o apoio ao desenvolvimento e gestão organizacional e de múltiplos projetos, o SESIS-ERP um Sistema Integrado de Gestão Corporativa e o SESIS – Sindicatos e Associações. Operados e com tecnologia nativa de Internet (JAVA) e aplicativos em Android.

A JTDH Engenharia

A empresa JTDH faz parte de um seleto grupo de empresas capacitadas e qualificadas a prestar serviços no setor aeroespacial. É reconhecida pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pelo IAE/DCTA (Centro Técnico Aeroespacial) como uma empresa qualificada para trabalhar em projetos aeroespaciais e de defesa. Participa do programa espacial brasileiro por meio de prestação de serviço na produção de subsistemas para satélite e foguetes, e se posiciona no mercado aeroespacial como provedora de soluções e integradora de sistemas dedicados. Desde 2007 a empresa atua em projetos aeroespaciais junto as instituições de pesquisa Inpe e CTA, e empresas especializadas da área, por meio de contrato direto ou parceria em desenvolvimento.

Dentre os serviços prestados na área de desenvolvimento para sistemas destacam-se.

·         Projeto de sistemas embarcados e equipamentos eletrônicos (hardware e software);

·         Projeto de interface de controle, de testes funcionais e de aquisição de dados utilizando a plataforma LabView;

·         Elaboração de Documentação de Projetos;

·         Montagem qualificada de Placas Eletrônicas;

·         Elaboração do Dossiê de Fabricação de Equipamentos e de Placas;

·         Acompanhamento e Especificação de Processo de Fabricação de Placas de Circuito Impresso;

·         Elaboração e Execução de ensaios de Verificação e Validação como Inspeções;

·         Analises, Testes Ambientais de Qualificação;

·         Testes Funcionais;

·         Relatórios e Simulações de Sistemas para projetos de equipamentos eletrônicos ou parte deles;

·         Projeto de empacotamento eletrônico (Layout) que atendam a requisitos espaciais;

·         Montagem Qualificada de Cablagem para integração de equipamentos embarcados em foguetes e satélites.